Segurança das compras online

É cada vez mais frequente a realização de compras online. A Google ajuda os consumidores a encontrar produtos de várias formas e, apesar de não controlarmos o conteúdo da Web, queremos que os consumidores façam compras online com segurança. A grande maioria das transações online é efetuada sem qualquer problema, mas em alguns casos existem riscos e é por isso que criámos esta página com sugestões e ferramentas úteis que pode utilizar durante as suas compras online.

Sugestões de segurança

  • Se é bom demais para ser verdade…: atenção. Compare o preço com outros artigos semelhantes vendidos noutro local. Se o preço for significativamente diferente, tenha cuidado. Investigue o vendedor e questione-o acerca do estado do artigo. Se um site oferecer produtos demasiado baratos, tiver erros gramaticais e ortográficos e utilizar imagens de baixa qualidade do site oficial do proprietário da marca, pode estar a vender produtos contrafeitos. Tenha cuidado, pois alguns sites que vendem produtos contrafeitos imitam o site do proprietário da marca ao copiar os esquemas e ao utilizar imagens semelhantes ou ao utilizar um nome de domínio que incorpora a marca.

  • Investigue os vendedores desconhecidos: se é a primeira vez que compra nesse comerciante, verifique primeiro se este é legítimo. Por exemplo, procure saber mais acerca da história da empresa e faça uma pesquisa Web por comentários de outros compradores com experiência com esse vendedor. Os comerciantes legítimos devem fornecer informações de contacto que pode utilizar em caso de dúvidas ou de problemas com a transação, nomeadamente uma morada física, um número de telefone de contacto ou um endereço de email. Muitos sites que vendem produtos contrafeitos têm URLs que parecem oficiais, que podem incluir expressões como [marca]vendas.com ou [marca].com oficial. Verificar o registo do WhoIs do site é uma forma de saber quem é o proprietário do domínio.

  • Utilize um método de pagamento com proteção do comprador: em muitos casos, as empresas de cartões de crédito limitam a responsabilidade para compras online em caso de fraude. Alguns sistemas de pagamento online não partilham o número de cartão de crédito completo com os vendedores para lhe proporcionar uma proteção adicional.

  • Leia as letras pequenas: antes de comprar, certifique-se de que conhece as políticas de envio, garantia e devolução do vendedor. Algumas lojas oferecem reembolsos completos, enquanto outras cobram taxas de reposição de stock e apenas lhe dão crédito para compras na loja.

  • Mantenha um registo da transação: ter uma cópia digital ou em papel de grandes transações pode ajudá-lo se precisar de efetuar uma devolução ou contestar cobranças não autorizadas realizadas na sua conta.

  • Evite sites pirateados e fique atento à barra de endereço do navegador: se clicar num link e for instantaneamente redirecionado, esse site pode ter sido pirateado e pode conter programas maliciosos. Os programas maliciosos, tais como vírus, worms e trojans, podem instalar software indesejado secretamente no seu computador. Alguns sites pirateados não o redirecionam automaticamente para uma página diferente, mas podem ter conteúdo irrelevante e de spam na página. Uma forma de se prevenir é ter atenção à barra de endereço para garantir que o link em que clica é o mesmo da página que é aberta.

  • Escreva endereços Web importantes na barra de endereço do navegador: não aceda a contas importantes através de links ou ao copiar e colar o endereço. Em vez disso, escreva o endereço Web. Mas certifique-se de que está a escrever o endereço correto. Os URLs de alguns sites têm erros ortográficos propositadamente e são exatamente iguais ao site real, mas servem apenas para roubar as informações da sua conta.

  • Evite introduzir informações pessoais em sites suspeitos: se um site solicitar informações pessoais para além das necessárias para adquirir um produto ou receber um serviço (por exemplo, informações da conta bancária, respostas a perguntas de segurança ou palavras-passe), tenha atenção, pois este tipo de pedidos pode indicar uma tentativa de phishing. Alguns sites podem ser uma cópia exata do site oficial, incluindo os logótipos e o texto, mas são elaborados por fraudadores com o único objetivo de obter as suas informações pessoais. Veja algumas sugestões para evitar e denunciar sites de phishing.

  • Certifique-se de que as suas palavras-passe são fortes: não utilize as mesmas palavras-passe em várias contas e lembre-se de as alterar periodicamente, principalmente se suspeitar de que a sua conta pode estar ameaçada. Veja mais sugestões acerca de como escolher uma palavra-passe inteligente.

  • Envie informação apenas através de ligações seguras: procure a ligação https:// na barra de endereço (e o ícone de cadeado na barra de endereço se estiver a utilizar o Google Chrome ou o Internet Explorer) ao transmitir informações confidenciais, tais como o número do cartão de crédito ou da conta bancária. Quando aceder a contas financeiras, verifique se o Website tem um Certificado de validação expandida — o URL ou o nome do Website deve aparecer a verde na barra do URL de muitos dos navegadores modernos, o que significa que a entidade que opera o Website foi validada.

  • Não é aconselhável realizar transações financeiras em computadores públicos: evite iniciar sessão em contas que contenham informações financeiras confidenciais (por exemplo, conta bancária ou do cartão de crédito ou Websites comerciais) em computadores públicos ou partilhados. Se aceder a essas informações num computador público ou partilhado, lembre-se de terminar sessão completamente e de fechar a janela do navegador quando terminar.

  • Certifique-se de que recebeu aquilo por que pagou: quando receber o artigo, faça uma verificação rápida para garantir que tudo está em conformidade. Quanto mais cedo tentar resolver um caso de fraude, melhores são as suas hipóteses de obter um resultado positivo.

Onde pode obter mais ajuda?

Existem várias entidades que podem ajudar os consumidores a apresentar e a resolver reclamações:

O Better Business Bureau e a National Consumers League disponibilizam informações. http://www.bbb.org/pittsburgh/migration/bbb-news-releases/2012/12/counteract-counterfeiting-and-shoddy-knock-offs-on-the-internet/ e www.fraud.org

A FTC (Federal Trade Commission, Comissão Federal de Comércio) aceita reclamações acerca de práticas comerciais desonestas ou injustas. Para apresentar uma reclamação, aceda a http://www.ftc.gov/ftc/contact.shtm

Se a sua reclamação for direcionada a uma empresa de um país estrangeiro, poderá apresentá-la em http://www.econsumer.gov/

Na UE, a Rede de Centros Europeus do Consumidor ajuda os consumidores a encontrar soluções para problemas com compras transfronteiriças. http://ec.europa.eu/consumers/ecc/index_en.htm

Ferramentas de segurança

Descubra as 5 principais funcionalidades de segurança online da Google concebidas para ajudar a manter a sua família segura online.

Contas Google

Tornar a sua Conta Google ainda mais segura

Pode adicionar uma camada de segurança adicional à sua Conta Google ativando a confirmação em dois passos. Se ativar a confirmação em dois passos, a Google enviará um código secreto para o seu telemóvel quando alguém tentar iniciar sessão na sua conta a partir de um computador desconhecido. Isto significa que, se alguém conseguir conseguir roubar ou adivinhar a sua palavra-passe, esse potencial pirata não conseguirá iniciar sessão na sua conta, porque não tem o seu telefone. Agora, já se pode proteger com uma coisa que sabe (a palavra-passe) e com outra que possui (o telefone).

Saiba mais

Para aceder às definições, clique no seu nome ou na sua imagem no canto direito e, em seguida, clique em Conta.

Na parte superior, clique em Segurança. Na caixa Palavra-passe, clique em Configuração junto a "Confirmação em dois passos".

Terá acesso a um guia passo a passo que o orientará através do processo de configuração.

Em seguida, regressará às definições da confirmação em dois passos. Reveja as suas definições e adicione números de telemóvel de cópia de segurança.

Já está! Na próxima vez que iniciar sessão, receberá um SMS com um código de confirmação.

Chrome

Navegue na Web em privado

Pode utilizar o modo de navegação anónima do navegador Google Chrome no computador, no tablet ou no telemóvel para navegar na Web em privado. No modo de navegação anónima, as páginas visitadas e os ficheiros transferidos não são gravados no histórico de navegação ou de transferências do Chrome.

Saiba mais

Clique no menu do Chrome na barra de ferramentas do navegador → Clique em Nova janela de navegação anónima.

Será aberta uma nova janela com o ícone de navegação anónima no canto. Para sair, basta fechar a janela.

Contas Google

A sua Conta Google, à sua medida

Na página de definições de conta, pode ver serviços e informações associados à sua Conta Google e alterar as suas definições de segurança e privacidade.

Saiba mais

Para aceder às definições, clique no seu nome ou na sua imagem no canto direito e, em seguida, clique em Conta.

Contas Google

Receba um alerta se o seu nome aparecer na Web

A funcionalidade Eu na Web pode ajudar a compreender e gerir o que as pessoas veem quando o pesquisam no Google. Ajuda a configurar os Alertas do Google para que possa monitorizar se aparecem informações online sobre si e sugere automaticamente alguns termos de pesquisa que poderá querer ter em atenção.

Saiba mais

Inicie sessão na sua Conta Google e navegue até à secção "Eu na Web".

Clique em Gerir os meus Alertas Web do Google e, em seguida, clique no botão vermelho para criar um alerta.

O seu nome será apresentado no campo de texto. Clique no campo de texto para ver mais sugestões de alertas.

Clique em Adicionar para adicionar um alerta. Clique no ícone de lápis para editar e no ícone do caixote do lixo para eliminar.

No menu pendente "Frequência", escolha a frequência com que pretende receber alertas.

Contas Google

Gerir os dados armazenados na Conta Google

O Painel de Controlo Google mostra-lhe o que está armazenado na sua Conta Google e fornece uma descrição geral de alguma da sua atividade de conta recente. A partir de uma localização central, pode facilmente visualizar os seus dados e a atividade e aceder às suas definições para serviços como o Blogger, o Calendário Google, o Documentos, o Google+ e muito mais.

Saiba mais

Visite Painel de Controlo para ver um resumo dos dados associados à sua Conta Google e gerir as suas definições pessoais.

Nesta página, pode ver e gerir os dados armazenados na sua Conta Google.

Ver mais ferramentas de segurança