Como o(a) ajudamos a manter o seu computador e dispositivo limpos

Enquanto alguns criminosos podem estar interessados nas suas informações, como os detalhes da conta do seu banco e as palavras-passe online (como a do seu correio eletrónico), outros podem estar a tentar obter controlo do seu dispositivo, seja o computador, tablet ou telemóvel.

Os criminosos podem então utilizar o seu dispositivo para encontrar outros dispositivos que possam controlar. Muitas vezes, utilizam exércitos de computadores para colocar Websites offline ou violar os seus sistemas de segurança.

Uma das principais formas com que os criminosos podem obter controlo do seu computador é através da instalação de software malicioso ou programas maliciosos. Pode proteger o seu computador contra programas maliciosos, mas a Google também trabalha arduamente para o(a) proteger, graças a centenas de especialistas em segurança que trabalham permanentemente para ajudar a garantir que os seus dados e dispositivos estão seguros.

Ajudamo-lo(a) a evitar programas maliciosos

Tal como a Google pesquisa na Web à procura de sites com as melhores respostas para as suas perguntas, também procuramos sites que pareçam ser prejudiciais para os utilizadores ou que tenham programas maliciosos. Todos os dias identificamos e sinalizamos mais de 10 000 desses sites inseguros e mostramos avisos num número de resultados da Pesquisa Google que pode chegar aos 14 milhões e em 300 000 transferências, dizendo aos nossos utilizadores que poderá haver algo suspeito a ocorrer num determinado Website ou link.

Também utilizamos a mesma tecnologia para ajudar a identificar se alguém lhe está a tentar enviar uma mensagem no Gmail que possa ser prejudicial ou incluir programas maliciosos e para o(a) avisar, se tentar transferir algo de um Website que poderá parecer-se com um toque ou um PDF, que se pode tratar de algo que contenha, secretamente, um código que poderá prejudicar o seu computador.

Mesmo que aceda a uma página com programas maliciosos, os engenheiros da Google incorporaram defesas adicionais no navegador Chrome que ajudam a evitar que programas maliciosos se instalem no seu computador e que minimizam o impacto de programas maliciosos no seu computador.

Ajudamo-lo(a) a manter-se atualizado(a)

Uma forma através da qual os criminosos obtêm por vezes acesso ao seu computador é pela procura de problemas de segurança conhecidos em versões antigas do software que está a ser executado no seu dispositivo. Eles sabem que muitas pessoas nem sempre atualizam para a versão mais recente do software e programa do computador que tem as melhores proteções de segurança. A Google também o sabe e é por isso que construímos o navegador Chrome de forma a atualizar-se automaticamente para a versão mais recente sempre que o inicia, podendo assim obter proteção de segurança atualizada sem qualquer esforço adicional.

O Chrome, por vezes, tem de trabalhar com outro software, denominado plug-ins, para fazer coisas como apresentar imagens ou vídeos corretamente. Estes plug-ins também podem ser uma forma de os criminosos obterem controlo do seu computador. Se o Chrome detetar um plug-in desatualizado com um problema de segurança, o navegador irá bloquear esse plug-in até que tenha a versão mais atualizada e segura e mostrar-lhe-á uma mensagem a indicar que o plug-in tem de ser atualizado.

Ajudamo-lo(a) a manter o seu dispositivo móvel seguro

Os smartphones com software Android da Google têm proteções semelhantes instaladas para reduzir o risco de danos.

O Android também requer que todas as aplicações na Google Play Store descriminem que tipo de informação a aplicação tem de recolher ou aceder no seu dispositivo, para que possa decidir se confia ou não na aplicação. Também analisamos automaticamente o Google Play para bloquear e remover aplicações prejudiciais e, para alguns telemóveis Android, o nosso Serviço de Verificação de Aplicações da Google irá verificar se existem aplicações potencialmente prejudiciais, independentemente do local a partir do qual as está a instalar. Desta forma, se instalar aplicações de fontes desconhecidas, como a Web ou uma loja de aplicações de terceiros, este serviço gratuito irá fornecer-lhe uma camada de segurança adicional.