Duvida e pedido de planta!


C-arvalho

Recommended Posts

Boas.

Eu gostava de saber o nome da planta, tanto o técnico como o mais usual, que está a fazer de tapete nesta foto... Editado pela Moderação

(A planta em questão é a que está da parte da frente, não o de estilo de relva na parte de trás)

 

foto01a_108.jpg

 

 

Desde já agradeço.

Cumprimentos

Editado por Luís Fortunato
Procura de Plantas e quaisquer outros artigos relacionados com a Aquariofilia, é para serem feitos no Sub-Fórum PROCURA, e não aqui. Obrigado pela atenção.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

A planta em questão é Hemianthus callitrichoides ''Cuba'', uma planta optima para fazer um tapete, mas também uma planta muito exigente.

 

Para a conseguires manter, tens de ter uma boa iluminação e CO2 senão esquece.

Se pretendes fazer um tapete com esta planta, podes sempre tentar o "Dry Start Method", torna-se mais facil.

 

Em relação à compra, podes mandar vir pelo patrocinador do forum JARDIM SUBMERSO, em 2/3 dias tens isso em casa.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As dimensões do tanque enganam....é glossostigma elatinoides e nao hemianthus callitrichoides cuba.

 

Olá

 

És capaz de ter razão. :-D

Realmente quando respondi a primeira vez, nem tinha reparado que o aquário tinha Discos. cabecadura Parecia bem mais pequeno.

Agora também aposto mais na Glosso.

 

De qualquer forma, também existe à venda no Jardim Submerso e também pode ser utilizado o Dry Start Method.

 

Este método apesar de pouco difundido, a meu ver é uma mais valia, para quem quer ter um tapete sem o stress inicial, replantações, enraizamento, fertilizações e mais importante ainda, sem algas.

Ando a fazer uma experiência deste género com Cuba e Cryptos.

Podem saber mais sobre o DSM no site do TomBarr, recomendo. biggrin

 

1 Abraço

Editado por Mário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atençao que o dry start method deve ser utilizado preferencialmente quando sao utilizadas plantas que ainda estejam na forma emersa... por isso depende das plantas que receberem.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atençao que o dry start method deve ser utilizado preferencialmente quando sao utilizadas plantas que ainda estejam na forma emersa... por isso depende das plantas que receberem.

 

Olá

 

Eu sei disso, nesse caso, as plantas não têm de passar pelo processo de adaptação dado que vão continuar emersas.

Mas tanto a Cuba como a Glosso, são plantas que normalmente são "produzidas" e compradas na forma emersa, apesar de nas lojas estarem normalmente submersas.

E qualquer uma delas aguenta relativamente bem um DSM, é claro que o resto das plantas só pode ser introduzida depois de encher o aquário com água.

 

No meu caso usei Cuba e Cryptos logo tudo emerso, porque não o vou encher com água. A Cuba não teve qualquer problema de adaptação, quanto às Cryptos, bastou cortar as folhas submersas que passado uns dias começou logo a dar folhas emersas.

 

Julgo que este método é uma optima solução para quem pensa em tapetes, especialmente destas duas plantas, pode demorar um pouco mais de tempo, mas quando o aquário é cheio, a colónia de bactérias já está completamente formada no areão e o ciclo praticamente concluido. Quando o aquário é finalmente cheio, as plantas dificilmente sofrerão se houver algum cuidado.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual as principais diferenças entre uma e outra?

O tamanho e separação das folhas?

Já agora estive a pesquisar, o solo que eu dispunha até actualmente era areão vulcânico, mas pelo que estive a pesquisar não sei se seria o mais indicado para o procedimento, qual o solo recomendado a vosso ver e pela vossa experiência.

Editado por C-arvalho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Como se costuma dizer, uma imagem vale mais que mil palavras:

 

Glosso_vs_HC-1.jpg

A Glossostigma elatinoides é a da esquerda, sendo a da direita a Hemianthus callitrichoides 'Cuba.'

 

Qual as principais diferenças entre uma e outra?

Tamanho e rapidez a crescer...

 

Já agora estive a pesquisar, o solo que eu dispunha até actualmente era areão vulcânico, mas pelo que estive a pesquisar não sei se seria o mais indicado para o procedimento, qual o solo recomendado a vosso ver e pela vossa experiência.

Para mim, Akadama é melhor do que o areão vulcânico... mas com areão vulcânico também consegues manter a maior parte das plantas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais