Dúvida - Hemianthus Callitrichoides


José Cruz Silva

Recommended Posts

Olá!

 

Tenho a seguinte dúvida e gostaria de saber se alguém tem alguma experiencia.

 

A Hemianthus Callitrichoides "cuba" pode ser "plantada" fora do substrato, agarrada a pedras por exemplo?

 

No site da tropica, ela é apresentada como uma planta de tapete, mas também nessa mesma página aparece uma foto dela tirada pelo Oliver Knott em que esta está entre duas pedras.

 

A foto apresentada no site

Pic_6315_29.jpg

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Ela é plantada em Terra. Depois pode desenvolver-se sosinha e trepar algumas pedras à procura de mais sítios onde se pode agarrar. pela minha experiência esta plante consegue retirar alimentos da coluna de água, mas as raizes (Pelo que eu já vi) não têm estrutura para se agarrar às pedras.

 

Convém enterrar bem a planta pois, nos primeiros tempos, solta-se com muita facilidade.

 

Abraço, Marc06

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também subscrevo a opinião do Marc...

Nalguns aquários que vi e em que se perguntava ao "dono" como ele tinha conseguido colocar a planta na pedra, a resposta era que "a pedra tem buracos com dimensao para ter substrato", ou seja era plantada nos "buracos" das pedras...

 

Uma nota:

Também é comum ver.se elementos colocadas dentro dum aquário, de uma determinada maneira, só para "a fotografia"

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Obrigado pelas respostas,

 

Quando coloquei aqui o post, tinha enviado também uma mail à Tropica com a mesma questão. Mandei o mail no domingo, hoje logo de manhã já tinha a resposta.

 

Nunca pensei que houvesse resposta nem que fosse tão rápida :D

 

A quem interessar, aqui vai o mail deles:

 

Dear Jose

 

It prefers to grow as a carpet, however, since Hemianthus takes up nutrients directly from the water it can grow with success when placed behind rocks, roots etc.

 

Best regards

 

Troels

 

Entretanto vou experimentar no meu plantado, logo direi como correu

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agora... porque é que a minha em vez de formar tapete, so cresce para cima... ja vai com uns 5 cm cada caule!... alguem me sabe dizer?

Ex rato

 

O que não me mata...torna-me mais forte...ou talvez não...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hemianthus micranthemoides e hemianthus calitrichoides, a primeira é planta de caule e faz uns arbustos muito bonitos a segunda é de tapete...a tua é a 1ª

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Eu também uso Hemianthus micranthemoides, é uma planta que gosto bastante. Para fazer tapete é um pouco dificil, mas como segunda planta é optima, fazendo pequenas moitas.

 

Se clicares na imagem em baixo, podes vê-la logo por detrás da glosso.

 

Desde que tenha luz suficiente, há sempre alguns pés que seguem rasteiros, invadindo tudo.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...
Olá!

 

Tenho a seguinte dúvida e gostaria de saber se alguém tem alguma experiencia.

 

A Hemianthus Callitrichoides "cuba" pode ser "plantada" fora do substrato, agarrada a pedras por exemplo?

 

No site da tropica, ela é apresentada como uma planta de tapete, mas também nessa mesma página aparece uma foto dela tirada pelo Oliver Knott em que esta está entre duas pedras.

 

A foto apresentada no site

Pic_6315_29.jpg

tambem quero fazer isso num tronco que estou a tratar, e ocorreu-me logo a ideia de fazer uns buraquinhos no tronco com substrato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estive a pesquisar e encontrei mais exemplares e ate com outras plantas

 

aqui com a cuba na mesma, mas aqui é mais claro que em cima da rocha á substrato

208.jpg

 

e esta imagem ao lado e atraz da rocha ve-se claramente a glossostigma a "subir" para cima da rocha, nao sei se é mesmo assim(vontade do dono) ou se é por falta de poda, nesta imagem tambem se ve que a planta nao esta na rocha mas sim no substrato

21.jpg

 

 

obrigado

Editado por jpcr
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

resizeddrytankstart1.jpg

 

resized2galdrystarttank.jpg

 

redone3gal.jpg

 

This is one way, then fill the aquarium once the HC has grown in.

 

HC is a very CO2 demanding plant.

Low to moderate light is fine, adding more light causes many issues and algae.

 

40-50micrmols of light is ideal.

frontedgepruning.jpg

 

Regards,

Tom Barr

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estive a pesquisar e encontrei mais exemplares e ate com outras plantas

 

aqui com a cuba na mesma, mas aqui é mais claro que em cima da rocha á substrato

208.jpg

 

e esta imagem ao lado e atraz da rocha ve-se claramente a glossostigma a "subir" para cima da rocha, nao sei se é mesmo assim(vontade do dono) ou se é por falta de poda, nesta imagem tambem se ve que a planta nao esta na rocha mas sim no substrato

21.jpg

 

 

obrigado

hoje vou metes um tronco no aquario e depois meto a cuba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

meti o tronco mas nao gostei, gostava defazer um tipo base de arvore com esconderijos tipo este

610_Tropheus_Tank_1.jpg

ou entao um natural

601_Colombian_Biotope_Tank_3.jpg

pessoalmente axo melhor o natural mas tambem gostava do outro dava para esconde algumas coisas, que nao sei bem o que mas talvez o termostato, ou/e a saida de agua do filtro, que dizem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esta plante consegue retirar alimentos da coluna de água

 

Então, pode-se concluir que esta planta não precisa de substracto fertil ?

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao é de todo a maneira mais fiavel mas sim aguenta-se bem sem substrato fertil , pode é demorar mais tempo a que se alastre e exigir mais pela coluna de agua.

 

Edit: Já agora exprimenta a prender com fio de pesca fininho a algumas lascas pequenas de pedra e mete nos sitios que queiras que ela assim nao sai do sitio e esperas que faça o efeito de creeping a cair sobre as rochas. " o unico senao que acho ficar feio é notar-se as raizes " .

 

Abraço.

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao é de todo a maneira mais fiavel mas sim aguenta-se bem sem substrato fertil , pode é demorar mais tempo a que se alastre e exigir mais pela coluna de agua.

 

Edit: Já agora exprimenta a prender com fio de pesca fininho a algumas lascas pequenas de pedra e mete nos sitios que queiras que ela assim nao sai do sitio e esperas que faça o efeito de creeping a cair sobre as rochas. " o unico senao que acho ficar feio é notar-se as raizes " .

 

Abraço.

ate nao axo que fique mal as raizes, masi isso nao pode ser discutido

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao é de todo a maneira mais fiavel mas sim aguenta-se bem sem substrato fertil , pode é demorar mais tempo a que se alastre e exigir mais pela coluna de agua.

 

Edit: Já agora exprimenta a prender com fio de pesca fininho a algumas lascas pequenas de pedra e mete nos sitios que queiras que ela assim nao sai do sitio e esperas que faça o efeito de creeping a cair sobre as rochas. " o unico senao que acho ficar feio é notar-se as raizes " .

 

Abraço.

 

 

Não sei se reparáste mas a minha pergunta datava de 2006...já passei essa fase ;)

 

A melhor forma de conseguir estes efeitos, é como o Tom Barr exemplificou, plantar na forma emersa para os substratos se aguentarem em posições mais inclinadas. Depois quando a planta está já desenvolvida os seus sistemas de raizes vão continuar a agarrar o substrato na posição inicial.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais