Filtração Mediada Por Lava / Argila Expandida


Recommended Posts

boas!!

 

estava a pensar usar lava e/ou argila expandida (leca) no filtro...

 

a argila expandida será inócua?

 

será que estes materiais alteram o valor do pH?

 

eu estava a pensar em partir pedras grandes de lava que aqui tenho em pedaços pequenos, 1cm ou assim... fervia e punha no filtro. suponho que seja um material excelente para filtração biologica;

 

assim como a argila expandida. nessa já nao se justificaria uma reduçao de tamanho mas sim uma boooooooooa fervura, que nao faço ideia por onde andou aquilo!! ::D:

 

cumprimentos!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

peço imensa desculpa, não pesquisei antes de postar.... pressa... tsc tsc tsc bang

 

 

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...271&hl=leca

 

 

aparentemente a argila expandida é inócua... mas mantenho a pergunta acerca das variações do pH...

 

 

desculpem ::D:;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Geoagros

 

Quanto à "Leca" penso não virem a ocorrer problemas do ponto de vista da qualidade da água. No entanto dado que os grânulos de Leca resultam da introdução de ar na argila no processo de cozedura, podem ocorrer fenómenos de flutuação e alguns deles terem tendência para flutuar.

 

Relativamente à alternativa de triturares rocha vulcânica em partículas terás dois problemas. Um diz respeito à granulometria (1 cm parece-me excessivo). O outro e o pior será que daí resultam partículas muito angulosas (partículas britadas e não roladas) com risco sério para os peixes de fundo pois ir-se-ão ferir ao procurar comida.

 

Porque não utilizas areão silicioso (material não calcário) que poderás encontrar barato numa loja de materiais de construção civil ou de jardinagem?

 

Um abraço

Martins de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estava a pensar usar lava e/ou argila expandida (leca) no filtro...

 

... para os peixes de fundo pois ir-se-ão ferir ao procurar comida.

Acho que há aqui uma falha na leitura da pergunta :silly:

 

Ao meu ver o único problema que podes vir a ter é o desgaste do material dentro do filtro. As cerâmicas e bolinhas que normalmente se compram não devem ter a mesma tendência de esmigalhar como terá, suponho eu, a rocha vulcânica partida aos bocadinhos com a agravante de te poder dar cabo da bomba do filtro.

 

Cumprimentos

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.