Caracois em plantados, sim ou não?


acpj

Recommended Posts

Quando iniciei este hobby, li em diversos sítios que os caracóis são benéficos num aquário. O ultimo do duma das revistas de aquariofilia, tambem tem um artigo sobre o assunto.

 

Pois bem, quando deparei com caracóis no meu aqua, depois de introduzir umas plantas, não me preocupei, e até fiquei agradado com os novos habitantes, no entanto note que os "lindos meninos" em vez de comerem as algas, comem mas é as folhas das pobres plantas.

 

A minha pergunta é?

 

Existem caracóis que não comem as folhas das plantas, alimentado-se exclusivamente ou de algas ou da comida introduzida no aquário?

 

PS: eu fiz a pesquisa por caracois antes de postar isto, mas não fiquei esclarecido em relação a pergunta que formulo.

 

 

 

obrigado

Paulo Antunes

"A inspiração existe, mas tem de te encontrar a trabalhar."

(Picasso)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, é como dizes, depende dos caracóis, há muitos caracois diferentes.

Um dos que considero mais úteis é o Melanoides tuberculata, que é aquele de formato comprido tipo aqueles aperitivos em forma de cone.

Esses são detritívoros e não tocam nas plantas. São também sexuados e nocturnos, enterram-se no areão durante o dia.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Regra geral os caracóis beneficiam o equílibrio biológico do aquário, atenção apenas se não tens nenhuma espécie que se alimente de plantas.

 

Cumprimentos

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

os caracóis também tem que ser alimentados :( tal como qualquer outro animal, mesmo que só se alimentem de algas têm que receber um suplemento de alimento que pode ser comprimidos de spirulina iguais aos dos peixes de fundo.

 

dos caracóis que podem ser encontrados no mercado pouco se alimentam de plantas.

que eu me lembre apenas os Pomaceas incluem na sua alimentação plantas...

 

 

espero ter ajudado :(

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, pessoal!!

 

A resposta para a sua pergunta é: depende.

 

Como dito acima, há diversas espécies de caramujos dulcícolas. Alguns deles desejados, outros indevidos.

 

No caso específico de pomaceas, a informação de que todos incluem vegetais (plantas) em seu cardápio é um pouco errônea. Na verdade há diversas variedades de pomaceas, e a P. bridgesii é uma excelente devoradora de algas filamentosas. Para saber um pouco mais sobre as pomaceas, clique aqui, artigo excelente e muito esclarecedor de uma excelente aquarista brasileira.

 

Há ainda os planorbes, que são caramujos escuros, de concha espiralada e pequenos, que em geral, aparecem em surtos, em águas com muita matéria orgânica.

 

Outro caramujo que tem aparecido bastante em aquários plantados aqui do Brasil é o helisoma, que, se bem "adestrado", torna -se um importante componente da "equipe de limpeza" dos tanques.

 

Vale lembrar que os caramujos não se alimentam de fezes, portanto, há necessidade de provê -los de alimentação sim, bem como preocupar -se com eles na hora de calcular a população do tanque, ok??

 

Bom, espero ter ajudado um pouco!!

Grande abraço!!

Reinaldo Issa Uherara

Link to comment
Partilhar nas redes sociais