Isabel Simões Pinto, vereadora do Ambiente da Câmara de Estarreja, salientou esta quinta-feira o compromisso da autarquia para com a sustentabilidade ambiental, ao apresentar o Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas.

“Esta é uma das preocupações da Câmara de Estarreja que, ao longo dos anos, tem vindo a sensibilizar a comunidade e a assumir compromissos para a sustentabilidade ambiental”, disse a vereadora.

Isabel Simões Pinto salientou que o plano deste dia apresentado “surge da articulação com várias entidades, para uma atuação responsável, tratando-se de um plano transversal aos vários setores e atividades.

“As pessoas estão hoje mais conscientes em relação às alterações climáticas e queremos vincar o nosso compromisso de adaptação”. Declarou.

Sofia Martins, da empresa que elaborou o plano expôs as perspetivas que se colocam de mudanças climáticas a que o Município não ficará imune, nomeadamente quanto ao aumento da temperatura média, às ondas de calor e noites tropicais e ventos fortes e tempestades capazes de afetar infraestruturas.

Identificou como setores prioritários a intervir os recursos hídricos, a agricultura e floresta, o ordenamento do território, o plano financeiro, a saúde e a segurança de pessoas e bens.

Os recursos hídricos são os que mais medidas têm previstas no plano, que passam pela reutilização das águas domésticas para fins agrícolas, o aproveitamento das águas pluviais para a rega de espaços públicos, a redução das perdas da rede e a escolha de espécies autóctones e menos exigentes de rega nos espaços ajardinados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR