Barra Medialivre

Correio da Manhã

Mundo
Quer receber as últimas notícias no seu telemóvel ainda mais rápido? Siga aqui o ALERTA CM

Navio da Marinha no Mediterrâneo para treinar "guerra de minas"

Navio "Figueira da Foz" deve chegar a Maó, na Ilha Menorca, nas Baleares, no sábado, permanecendo na parte ocidental do mar Mediterrâneo até 13 de maio.
26 de Abril de 2019 às 07:47
Navio patrulha oceânico Figueira da Foz
Navio patrulha oceânico Figueira da Foz FOTO: Direitos Reservados | Mário Silva, MarineTraffic
O Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) informou que "o navio patrulha oceânico "Figueira da Foz', da Marinha Portuguesa" participa a partir de sábado num exercício militar internacional no mar Mediterrâneo para "treinar 'guerra de minas'".

O navio da Marinha deve chegar a Maó, na Ilha Menorca, nas Baleares, no sábado, permanecendo na parte ocidental do mar Mediterrâneo até 13 de maio.

O exercício, denominado de SPANISH MINEX 19, marca a ativação este ano da força naval europeia EUROMARFOR, da qual Portugal assumiu o comando em 19 de setembro, por um período de dois anos.

"A Força naval será constituída pelo navio "Figueira da Foz", mergulhadores do Destacamento de Guerra de Minas e militares de apoio ao comandante do grupo tarefa EUROMARFOR, num total de 65 militares", pode ler-se no comunicado do EMGFA.

"Esta força naval multinacional", que inclui ainda Espanha, França e Itália, "é ativada especificamente para o cumprimento de missões ou operações navais, aéreas e anfíbias, podendo, num curto espaço de tempo, constituir-se como uma força pronta para atuar e ser empregue em missões humanitárias e de salvamento, manutenção da paz, de combate em gestão de crises e restabelecimento da paz", acrescenta-se na mesma nota.

O SPANISH MINEX é um exercício anual organizado pela Marinha espanhola, cujo objetivo é pôr em prática procedimentos comuns para a defesa de portos contra a ameaça de minas e providenciar segurança aos navios mercantes, segundo o EMGFA.
Ver comentários
C-Studio