Como o(a) ajudamos a combater o roubo de identidade

A Google utiliza várias tecnologias para ajudar a protegê-lo(a) contra o roubo de identidade online e certificar-se de que a sua Conta Google permanece segura e protegida.

Confirmação em dois passos

Para a sua Conta Google ter níveis de proteção ainda mais fortes, oferecemos a confirmação em dois passos aos nossos utilizadores. Esta ferramenta adiciona um nível de segurança adicional, exigindo não apenas uma palavra-passe, mas também um código de confirmação, para iniciar sessão numa Conta Google. Mesmo que a sua palavra-passe seja decifrada, adivinhada ou roubada, um utilizador mal intencionado não pode iniciar sessão na sua conta sem introduzir o código de confirmação que iremos enviar para o seu telemóvel. Oferecemos a confirmação em dois passos em mais de 50 idiomas e 175 países. Saiba mais sobre a forma de configurar a confirmação em dois passos.

Encriptação

A Google toma várias medidas para manter as suas informações pessoais a salvo de utilizadores mal intencionados e bisbilhoteiros. Por predefinição, encriptamos a ligação do Gmail entre o seu computador e a Google, pois isso ajuda a proteger a sua atividade Google de ser vista por outros. Também tornamos esta proteção, conhecida como encriptação SSL em toda a sessão, na predefinição quando tem sessão iniciada no Google Drive e em muitos outros serviços.

Avisos de atividade da conta suspeita

Temos alertado vários utilizadores para casos em que parece haver algo de invulgar com a sua Conta Google. Um exemplo é o de inícios de sessão que parecem vir de um país para, de seguida, darem lugar a um início de sessão noutro país. Estes utilizadores receberam uma mensagem de aviso na sua caixa de entrada do Gmail acerca deste acesso invulgar. Ocasionalmente, também obrigamos os utilizadores a alterar as suas palavras-passe se tivermos motivos para acreditar que a sua conta foi comprometida.

Autenticação de email

Para ajudar a combater os abusos e acabar com o spam na sua caixa de entrada, o Gmail utiliza a autenticação de email para determinar se uma mensagem teve realmente origem no endereço do qual parece ter sido enviada. Todos os utilizadores ativos do Gmail, assim como as pessoas em contacto com os mesmos, recebem automaticamente proteção contra ameaças às suas informações pessoais e financeiras.

Proteção contra spam

O Gmail protege-o(a) de spam e emails prejudiciais. O Gmail processa milhares de milhões de mensagens todos os dias e tem um excelente historial quando se trata de proteger os utilizadores de spam. Menos de 1% de todo o spam no Gmail acaba por chegar à caixa de entrada de alguém. Quando um difusor de spam envia um novo tipo de correio não solicitado, os nossos sistemas identificam-no e bloqueiam-no frequentemente das Contas Google em minutos. Isto torna menos provável que as mensagens de spam que podem danificar o seu computador ou tentam roubar as suas informações pessoais o consigam fazer.