Evitar esquemas fraudulentos

Não, provavelmente não ganhou a lotaria. Não consegue ganhar tanto dinheiro assim a trabalhar a partir de casa. E esse negócio poderá realmente ser bom demais para ser verdade.

A Web pode ser um lugar fantástico, mas nem todas as pessoas online têm boas intenções. Eis três formas simples de evitar falsários e permanecer seguro na Web:

Cuidado com estranhos a oferecer presentes

Uma mensagem que o(a) felicita por ser o milionésimo visitante de um Website, oferece um tablet ou outro prémio em troca do preenchimento de um inquérito, promove formas rápidas e fáceis de ganhar dinheiro ou conseguir um emprego ("fique rico rapidamente a trabalhar a partir de casa em apenas duas horas por dia!") provavelmente não é algo de bom. Se alguém lhe diz que é um vencedor e lhe pede para preencher um formulário com as suas informações pessoais, não se sinta tentado(a) a começar a preenchê-lo. Mesmo que não carregue em "Enviar", ainda pode estar a enviar as suas informações a falsários caso tenha começado a introduzir os seus dados nos formulários.

Se vir uma mensagem de alguém que conhece mas não parece ser habitual dessa pessoa, a respectiva conta poderá ter sido comprometida por um cibercriminoso que está a tentar obter dinheiro ou informações suas. Tenha cuidado com a forma como responde. Táticas comuns incluem pedir-lhe para enviar dinheiro urgentemente, alegando estarem presos noutro país ou dizendo que o seu telemóvel foi roubado e não podem ser contactados. A mensagem também poderá pedir-lhe que clique num link para ver uma imagem, um artigo ou um vídeo, o qual, na verdade, o(a) direciona para um site que poderá roubar as suas informações. Pense bem antes de clicar!

Faça a sua pesquisa

Quando fizer compras online, faça pesquisas sobre o vendedor e desconfie de preços questionavelmente baixos tal como faria se estivesse a comprar algo numa loja local. Examine negócios online que parecem ser bons demais para ser verdade. Ninguém gosta de ser enganado e comprar artigos falsificados. Pessoas que prometem produtos ou serviços dispendiosos (e que, normalmente, não têm descontos) gratuitamente ou com 90% de desconto têm, provavelmente, más intenções. Se utilizar o Gmail, poderá ver um aviso na parte superior do ecrã se estiver a ver um email que o nosso sistema diz que pode ser um esquema fraudulento. Se vir este aviso, pense duas vezes antes de responder a esse email.

Tenha cuidado com esquemas fraudulentos que utilizam a marca Google. A Google não faz sorteios. Não cobramos taxas de formação para novos funcionários. Se receber um email a dizer que foi contratado(a) pela Google, mas tem de pagar uma taxa de formação antes de começar, é um esquema fraudulento. Cuidado com pessoas que alegam vender carros utilizando o Google Wallet. Saiba mais acerca de vários esquemas fraudulentos que utilizam a marca Google.

Em caso de dúvida, jogue pelo seguro

Tem um mau pressentimento acerca de um anúncio ou oferta? Confie nos seus instintos! Apenas clique em anúncios ou compre produtos em sites seguros, analisados e fidedignos.

Muitas plataformas de compras online têm programas de comerciantes/vendedores fidedignos. Estes vendedores têm normalmente um carimbo de aprovação visível nos seus perfis. Certifique-se de que o carimbo ou certificado é legítimo, analisando as diretrizes das plataformas de compras. Se a plataforma não oferecer um programa semelhante, consulte o número de comentários e a qualidade dos comentários sobre o vendedor.

Se clicou ou viu um anúncio malicioso no Google, informe-nos para que possamos tomar medidas.