Utilizar redes seguras

É bom ter um cuidado adicional sempre que ficar online utilizando uma rede que não conhece ou na qual não confia, tal como o Wi-Fi gratuito no seu café local. O fornecedor de serviços pode monitorizar todo o tráfego na rede dele, o que pode incluir os seus dados pessoais.

No entanto, se estiver a utilizar um serviço que encripta a sua ligação ao serviço Web, poderá ser muito mais difícil alguém bisbilhotar a sua atividade. Por predefinição, encriptamos a ligação do Gmail entre o seu computador e a Google, pois isso ajuda a proteger a sua atividade Google de ser vista por outros. Também tornamos esta proteção, conhecida como encriptação SSL em toda a sessão, na predefinição quando tem sessão iniciada no Google Drive e muitos outros serviços.

Verifique se existem sinais acerca da sua ligação com o Website quando navega na Web

Primeiro, olhe para a barra de endereço no seu navegador para ver se o URL parece real. Também deve verificar se o endereço Web começa por "https://", o que significa que a sua ligação ao Website está encriptada e é mais resistente a intromissões ou adulterações. Alguns navegadores também incluem um ícone de cadeado na barra de endereço ao lado de "https://" para indicar mais claramente que a sua ligação está encriptada e está ligado de forma mais segura.

Quando se liga através de uma rede Wi-Fi pública, e caso a sua ligação não esteja encriptada, qualquer pessoa nas redondezas pode monitorizar as informações que são transmitidas entre o seu computador e a zona Wi-Fi. Evite efetuar atividades importantes como ir ao Website do seu banco ou fazer compras através de redes públicas.

Se utilizar o Wi-Fi em casa, deve certificar-se de que utiliza uma palavra-passe para proteger o seu router. Siga as instruções fornecidas pelo seu Fornecedor de Serviços de Internet ou pelo fabricante do router para definir a sua própria palavra-passe para o router, em vez de utilizar a palavra-passe predefinida, que poderá ser do conhecimento dos criminosos. Se os criminosos conseguirem aceder ao seu router, podem alterar as suas definições e espiar a sua atividade online.

Finalmente, também deve certificar-se de que protege a sua rede Wi-Fi de casa, para que outras pessoas não a possam utilizar de forma a obter uma camada adicional de segurança. Isto significa a configuração de uma palavra-passe para proteger a sua rede Wi-Fi e, tal como com outras palavras-passe que escolher, certifique-se de que opta por uma mistura exclusiva de números, letras e símbolos para que outros não possam facilmente adivinhar a sua palavra-passe. Deve escolher a definição WPA2 quando configurar a sua rede para obter uma proteção mais avançada.

Ferramentas de segurança

Descubra as 5 principais funcionalidades de segurança online da Google concebidas para ajudar a manter a sua família segura online.

Contas Google

Tornar a sua Conta Google ainda mais segura

Pode adicionar uma camada de segurança adicional à sua Conta Google ativando a confirmação em dois passos. Se ativar a confirmação em dois passos, a Google enviará um código secreto para o seu telemóvel quando alguém tentar iniciar sessão na sua conta a partir de um computador desconhecido. Isto significa que, se alguém conseguir conseguir roubar ou adivinhar a sua palavra-passe, esse potencial pirata não conseguirá iniciar sessão na sua conta, porque não tem o seu telefone. Agora, já se pode proteger com uma coisa que sabe (a palavra-passe) e com outra que possui (o telefone).

Saiba mais

Para aceder às definições, clique no seu nome ou na sua imagem no canto direito e, em seguida, clique em Conta.

Na parte superior, clique em Segurança. Na caixa Palavra-passe, clique em Configuração junto a "Confirmação em dois passos".

Terá acesso a um guia passo a passo que o orientará através do processo de configuração.

Em seguida, regressará às definições da confirmação em dois passos. Reveja as suas definições e adicione números de telemóvel de cópia de segurança.

Já está! Na próxima vez que iniciar sessão, receberá um SMS com um código de confirmação.

Chrome

Navegue na Web em privado

Pode utilizar o modo de navegação anónima do navegador Google Chrome no computador, no tablet ou no telemóvel para navegar na Web em privado. No modo de navegação anónima, as páginas visitadas e os ficheiros transferidos não são gravados no histórico de navegação ou de transferências do Chrome.

Saiba mais

Clique no menu do Chrome na barra de ferramentas do navegador → Clique em Nova janela de navegação anónima.

Será aberta uma nova janela com o ícone de navegação anónima no canto. Para sair, basta fechar a janela.

Contas Google

A sua Conta Google, à sua medida

Na página de definições de conta, pode ver serviços e informações associados à sua Conta Google e alterar as suas definições de segurança e privacidade.

Saiba mais

Para aceder às definições, clique no seu nome ou na sua imagem no canto direito e, em seguida, clique em Conta.

Contas Google

Receba um alerta se o seu nome aparecer na Web

A funcionalidade Eu na Web pode ajudar a compreender e gerir o que as pessoas veem quando o pesquisam no Google. Ajuda a configurar os Alertas do Google para que possa monitorizar se aparecem informações online sobre si e sugere automaticamente alguns termos de pesquisa que poderá querer ter em atenção.

Saiba mais

Inicie sessão na sua Conta Google e navegue até à secção "Eu na Web".

Clique em Gerir os meus Alertas Web do Google e, em seguida, clique no botão vermelho para criar um alerta.

O seu nome será apresentado no campo de texto. Clique no campo de texto para ver mais sugestões de alertas.

Clique em Adicionar para adicionar um alerta. Clique no ícone de lápis para editar e no ícone do caixote do lixo para eliminar.

No menu pendente "Frequência", escolha a frequência com que pretende receber alertas.

Contas Google

Gerir os dados armazenados na Conta Google

O Painel de Controlo Google mostra-lhe o que está armazenado na sua Conta Google e fornece uma descrição geral de alguma da sua atividade de conta recente. A partir de uma localização central, pode facilmente visualizar os seus dados e a atividade e aceder às suas definições para serviços como o Blogger, o Calendário Google, o Documentos, o Google+ e muito mais.

Saiba mais

Visite Painel de Controlo para ver um resumo dos dados associados à sua Conta Google e gerir as suas definições pessoais.

Nesta página, pode ver e gerir os dados armazenados na sua Conta Google.

Ver mais ferramentas de segurança