Os anúncios de inventário local ajudam a SportScheck a marcar pontos com os compradores em dispositivos móveis.

Quer gostem de correr, caminhar, patinar ou praticar snowboard, todos os anos milhões de pessoas fazem compras na SportScheck, o maior retalhista de produtos desportivos da Alemanha. Enquanto "ponto de encontro para pessoas ativas", a SportScheck facilita o processo de compra online e offline com catálogos tradicionais, uma loja online bastante grande, uma aplicação para dispositivos móveis e diversas lojas físicas por toda a Alemanha.

Acerca de

  • Enquanto "ponto de encontro para pessoas ativas", a SportScheck – o maior retalhista de produtos desportivos da Alemanha – possui uma gama de produtos constituída por mais de 36 000 artigos de 500 marcas.

  • Sede: Unterhaching, Alemanha.

  • www.sportscheck.com

Objetivos

  • Criar uma experiência de compra sem problemas para clientes omnicanal.

  • Aumentar as visitas à loja e a receita com uma relação custo-receita definida.

  • Atribuir visitas à loja e receita offline a iniciativas de pesquisa paga.

Abordagem

  • Utilizaram-se anúncios de inventário local para chegar aos utilizadores com informações de produto relevantes e específicas em termos de localização.

  • Criaram-se campanhas com anúncios de inventário local, com segmentação geográfica em torno de cada loja física, e procedeu-se ao aumento dos lances para dispositivos móveis.

  • Utilizaram-se as conversões por visita à loja e o Google Analytics para avaliar o impacto dos anúncios nas visitas à loja e na receita.

Resultados

  • Aumento de 108% das visitas à loja a uma taxa de visitas à loja constante.

  • A receita offline mais do que duplicou para o tráfego gerado por anúncios de inventário local.

A empresa reparou que muitos compradores alternavam continuamente entre o site de comércio eletrónico e as lojas físicas. Os compradores pesquisavam e encontravam produtos online e, em seguida, iam à loja para fazer a compra. Isso levou a equipa de marketing da SportScheck a pensar em formas melhores de chegar aos clientes, interagir com eles e medir o número de clientes em cada canal.

Saiba mais acerca dos anúncios de inventário local.

Utilizar anúncios de inventário local para sobressair junto dos utilizadores em viagem

Imagine uma ciclista que se está a preparar para uma corrida importante e, durante uma das últimas sessões de treino, fura um pneu. A ciclista precisa de arranjar rapidamente um pneu novo. Assim, enquanto toma o pequeno-almoço fora de casa antes da corrida, utiliza o seu smartphone para ver o que está disponível nas lojas perto de si. Nesse momento, os anúncios de inventário local cumprem a função ideal de oferecer conveniência à ciclista e mostrar os produtos disponíveis da marca. A ciclista pode obter informações acerca dos produtos disponíveis perto de si e tem a opção de os comprar imediatamente online.

Para promover a totalidade do seu inventário online, a SportScheck criou campanhas de anúncios de inventário local individuais com a segmentação geográfica definida para um raio de cinco quilómetros em torno da localização de cada loja. Em seguida, a equipa de marketing aumentou os lances para dispositivos móveis para garantir que os anúncios apareciam aos compradores relevantes em viagem.

"Enquanto retalhista multicanal, era importante para nós chegarmos aos clientes através de todos os canais. Os anúncios de inventário local foram uma excelente forma de chegarmos aos nossos clientes com informações de produto relevantes durante a pesquisa online."
- Rahel Götz, Responsável pela equipa de marketing de desempenho online da SportScheck

Depois de clicarem num dos anúncios de inventário local da SportScheck, os utilizadores são encaminhados para uma página de "montra local" alojada no Google, uma experiência de montra digital robusta. Diretamente a partir da montra, os utilizadores podem ver o inventário disponível na loja local, comparar preços, consultar o horário de funcionamento, obter direções e ligar diretamente para a loja. Além disso, quando estiverem prontos para fazer uma compra, os clientes podem concluir as transações na loja de comércio eletrónico da SportScheck, na loja local ou utilizar a opção de compra online e levantamento na loja.

"Enquanto retalhista multicanal, era importante para nós chegarmos aos clientes através de todos os canais", afirma Rahel Götz, responsável pela equipa de marketing de desempenho online da SportScheck. "Os anúncios de inventário local foram uma excelente forma de chegarmos aos nossos clientes com informações de produto relevantes durante a pesquisa online."

Avaliar o impacto online para offline dos anúncios de inventário local

Após a implementação das campanhas de anúncios de inventário local, a SportScheck utilizou as conversões por visita à loja para avaliar a eficácia dos novos anúncios em atrair clientes para as lojas locais. As conversões por visita à loja, que medem as estatísticas agregadas dos utilizadores do Google que clicam nos anúncios de pesquisa de uma empresa e que depois visitam uma loja local, deram à marca uma perspetiva mais clara sobre o papel do digital no caminho completo dos respetivos clientes até à compra.

A SportScheck utilizou também o Google Analytics para monitorizar métricas-chave na página de "montra local", como a quota de utilizadores interessados por dispositivo, quantas pessoas utilizaram os botões "clique para ligar" e quantas procuraram as direções da loja. Estas informações permitiram à marca otimizar continuamente as respetivas campanhas direcionadas para as visitas à loja e as subsequentes vendas offline.

A SportScheck marca pontos e duplica as visitas à loja e a receita

Apenas sete semanas após o lançamento, a SportScheck verificou um aumento de 108% nas visitas à loja e a receita offline aumentou para mais do dobro para o tráfego gerado por campanhas de anúncios de inventário local. A adição das conversões por visita à loja aos fatores de medição permitiu à marca compreender o poder do digital na obtenção de resultados offline tangíveis.

Hoje, as montras online e offline da SportScheck já não estão separadas. "Ao ajudar a aumentar o tráfego offline e ao fornecer à nossa equipa dados de desempenho específicos por localização nas nossas campanhas online, os anúncios de inventário local acabaram por unir ambos os mundos e reforçaram a nossa imagem de retalhista multicanal em evolução", concluiu Rahel Götz.