Manter-se seguro em viagem

Antes de oferecer um dispositivo móvel, como um tablet ou telemóvel, aos seus filhos adolescentes ou de os deixar utilizar o seu, converse com eles sobre os tipos de sites que estão autorizados a visitar e sobre as informações que podem partilhar online. Explique-lhes por que motivo é importante bloquearem os dispositivos com uma palavra-passe em caso de perda ou roubo dos seus telemóveis. (Nos dispositivos Android, pode bloquear o ecrã com um PIN, um padrão ou até mesmo com o seu rosto!)

Conselhos dos nossos parceiros

Centro Internet Segura

O aparecimento dos smartphones transformou os telemóveis em autênticos computadores pessoais portáteis que nos permitem acesso contínuo à Internet e uma experiência multimédia total. Podem tirar-se e editar fotografias, fazer vídeos, ler livros, ouvir música e rádio, ver filmes, enviar mensagens com imagem e voz e jogar centenas de jogos. Para uma utilização segura destes dispositivos por parte de crianças, jovens e adultos, o Centro Internet Segura alerta para:

  • Manter ativo o código de segurança dos telemóveis que serve para evitar que pessoas não autorizadas possam utilizar o nosso telemóvel.
  • Ter cuidado com as fotografias ou vídeos que enviamos por telemóvel. As mensagens podem ser reencaminhadas para outras pessoas, fazendo com que fiquemos numa posição vulnerável.
  • Não responder a mensagens enviadas para o nosso telemóvel provenientes de remetentes desconhecidos, nem devolver chamadas de números que não conhecemos. Na maioria das vezes são esquemas para cobrar serviços de valor acrescentado.
  • Manter as conexões WIFI e o Bluetooth ligadas apenas quando estamos a utilizá-las. Estes canais podem ser utilizados como portas de entrada para vírus que se instalam no nosso telemóvel e se replicam através da nossa lista de contactos.
  • Se acedermos à Internet pelo nosso telemóvel não nos devemos esquecer que há que levar em consideração todas as precauções de segurança que temos com o nosso computador pessoal. Existem programas de antivírus específicos para telemóveis.

Ferramentas de segurança

Descubra as 5 principais funcionalidades de segurança da Google concebidas para ajudar a manter a sua família segura online.

Google Play

Utilizar o Controlo parental para filtrar aplicações pela classificação de conteúdo

Pode utilizar o Controlo parental para restringir o conteúdo que pode ser transferido ou comprado no Google Play. Isto ajuda-o a encontrar conteúdo adequado a si e à sua família.

Saiba mais

Abra a aplicação Play Store no dispositivo.

No canto superior esquerdo, toque no ícone Menu.

Toque em Definições.

Toque em Controlo parental.

Ative o Controlo parental.

Crie um PIN.

Toque em Aplicações e jogos.

Escolha o nível de maturidade.

YouTube

Definir um filtro para excluir o conteúdo impróprio

Se preferir não ver conteúdo para adultos ou com restrição de idade ao navegar pelo YouTube, desloque-se para a parte inferior de qualquer página do YouTube e ative o Modo de segurança. O Modo de segurança ajuda a filtrar o conteúdo potencialmente ofensivo da pesquisa, dos vídeos relacionados, das listas de reprodução, dos programas e dos filmes.

Saiba mais

Desloque-se para a parte inferior de qualquer página do YouTube e clique no menu pendente na secção "Segurança".

Selecione a opção Ativado ou Desativado para ativar ou desativar o Modo de segurança.

Para bloquear esta definição, inicie sessão na sua Conta Google.

Depois de iniciar sessão, poderá optar por bloquear esta definição.

Chrome

Controle o que a sua família vê na Web

Se pretender controlar os sites aos quais a sua família pode aceder na Internet, pode utilizar a funcionalidade Utilizadores supervisionados no Google Chrome. Com os Utilizadores supervisionados, pode ver as páginas visitadas pelo utilizador e bloquear os sites que não pretende que este veja.

Saiba mais

Para configurar um utilizador supervisionado no seu Chromebook, comece no ecrã de início de sessão principal e clique em Adicionar utilizador.

No lado direito do ecrã, selecione Criar um utilizador supervisionado.

Clique em Criar um utilizador supervisionado.

Inicie sessão na conta que fará a gestão do utilizador supervisionado e clique em Seguinte.

Selecione um nome de utilizador, uma palavra-passe e uma imagem para o utilizador supervisionado. Clique em Seguinte.

Android

Limitar o acesso a apenas aplicações e jogos aprovados

Pretende partilhar o seu tablet sem partilhar todos os seus conteúdos? Nos tablets com Android 4.3 ou superior, pode criar perfis restritos que limitam o acesso de outros utilizadores a funcionalidades e conteúdos do seu tablet.

Saiba mais

Se for o proprietário do tablet, toque em Definições → Utilizadores → Adicionar utilizador ou perfil.

Toque em Perfil restrito → Novo perfil e, em seguida, atribua um nome ao perfil.

Utilize os interruptores e as definições ATIVADO/DESATIVADO para gerir o acesso a funcionalidades, definições e aplicações.

Prima o botão Ligar/desligar para regressar ao ecrã de bloqueio e, em seguida, toque no ícone de novo perfil.

Após a configuração, o Ecrã principal fica vazio. Toque no ícone Todas as aplicações para começar a utilizar o novo perfil.

Ver mais ferramentas de segurança