Mantenha-se alerta quanto a práticas abusivas e esquemas

Tenha cuidado com visitas ou contactos de pessoas que se apresentem como funcionários da Google que fornecem vários tipos de apoio técnico e atualizações de imagens ou dados de qualquer natureza. Realçamos que as empresas parceiras não têm autorização para falar em nome da Google e têm de se apresentar como adjudicatários independentes.

Aconselhamos vivamente que, sempre que receba uma abordagem em nome da Google diretamente, ignore esse contacto, seja por que motivo for, como os mencionados nos casos abaixo:

  • Oferecer serviços/formação em nome da Google para medir métricas, meios de comunicação digitais, relatórios sobre tendências digitais/novas plataformas digitais e novas tendências empresariais; conselhos sobre meios de comunicação, etc.;
  • Fazer promessas que são incompatíveis com o funcionamento normal dos serviços Google, como garantir o posicionamento proeminente em qualquer Pesquisa, Google Street View ou Google Maps;
  • Pressionar a parte contratante com chamadas telefónicas de marketing constantes ou ameaças de remoção do conteúdo das plataformas da Google.

É importante ter em consideração que a Google não emprega fotógrafos nem agências, mas apenas fornece uma lista de profissionais fidedignos (profissionais com a distinção fidedigna do Street View) com competências para utilizar itens do programa fidedignos para efeitos de marketing. Estes profissionais fazem parte de entidades independentes e todas as negociações são realizadas sem a interferência ou a participação da Google. Estes profissionais têm de seguir a Política para Fotógrafos Fidedignos do Street View.

Esteja alerta! Os fotógrafos fidedignos do Street View não podem:

  • Referir-se a si próprios como funcionários da Google nem oferecer serviços em nome da Google;
  • Inserir a marca Google, como o ícone, o emblema e/ou o logótipo do Street View, nos respetivos veículos;
  • Inserir as marcas Google, Google Maps e Street View, o emblema Trusted e qualquer outra Marca comercial da Google ou semelhante num nome do domínio;
  • Garantir um posicionamento proeminente no Google Street View ou Google Maps;
  • Pressionar um anunciante a inscrever-se ou continuar a utilizar os serviços da sua agência;
  • Oferecer cupões do Google Ads em troca de um pagamento;
  • Associar o serviço prestado com qualquer outra atividade não profissional que assuma a imparcialidade, tal como a publicação de uma classificação ou uma crítica como um guia local;
  • Utilizar o emblema Trusted para oferecer vários serviços para efeitos do programa, tais como: configurar equipamento para medir visitas à loja (beacons) ou quaisquer outras ferramentas para medir métricas de desempenho de campanhas, preparação de equipas sobre meios de comunicação digitais, relatórios sobre tendências digitais/novas plataformas digitais e novas tendências empresariais; conselhos sobre meios de comunicação, projetos-piloto, etc.

Os profissionais do programa Trusted do Street View podem:

  • Cobrar uma taxa pelos serviços que oferecem;
  • Apresentar a própria marca e logótipo no veículo da empresa;
  • Utilizar o emblema Trusted no Perfil de empresa;
  • Utilizar o emblema Trusted e os elementos da marca em Websites, apresentações, vestuário da empresa e materiais de vendas impressos.

Pode comunicar e denunciar problemas com um fotógrafo fidedigno do Street View certificado ao preencher este formulário.

A segurança do utilizador é uma grande preocupação para nós. Por esse motivo, restringimos a utilização das marcas e plataformas da Google. Nenhuma entidade está autorizada a:

  • Utilizar a marca Google, como o ícone, o emblema e/ou o logótipo do Street View nos veículos da empresa;
  • Utilizar as marcas Google, o Google Maps e o Street View, a distinção de profissional fidedigno ou qualquer outra Marca comercial da Google ou semelhante num nome do domínio;
  • Utilizar as marcas Google, o Google Maps e o Street View ou qualquer outra Marca comercial da Google ou semelhante no vestuário (uniformes, etc.);
  • Utilizar as marcas Google, Google Maps e Street View ou qualquer outra Marca comercial da Google ou semelhante no respetivo Perfil de empresa no Google;
  • Utilizar qualquer Marca comercial da Google ou o emblema Trusted de uma forma que sugira que a Google recomenda um produto ou um serviço específico.