GoogleGoogle Analytics

Partilha Social

O conteúdo partilhado só tem a ganhar. Quando publica conteúdo novo, não basta avaliar as métricas típicas da parte superior do funil, como os visitantes únicos. Combinar o tráfego com a partilha estabelece uma ponte entre as redes sociais e o conteúdo, o que permite tomar decisões informadas para reforçar a comunidade e aumentar as partilhas orgânicas de conteúdo, tanto no seu Website como fora dele.

Descrição Geral

Controle a partilha do seu conteúdo tanto no seu Website como em Websites sociais externos. Utilize o relatório Plug-Ins de Redes Sociais e o separador Stream de Atividade nos relatórios Origens e Páginas para ver as ações e as conversas fora do seu Website.

Visite os relatórios Plug-Ins de Redes Sociais para verificar a interação no Website

Se o seu Website tiver botões "+1" do Google e "Gosto" do Facebook , é importante saber quais estão a ser clicados e para que conteúdo. Por exemplo, se publicar artigos no seu Website, interessa saber quais são os mais partilhados e em que redes sociais (por exemplo, Google+ ou Facebook). Isto permite-lhe criar o tipo de conteúdo mais popular entre os seus visitantes e remover as funcionalidades que não estão a ser utilizadas.

Além disso, ao observar o modo como as comunidades interagem com o conteúdo fora do seu Website dá-lhe uma ideia cada vez mais precisa sobre como as suas mensagens são difundidas nas plataformas sociais.

Como funciona?

Se utilizar botões +1 no seu Website, o Google Analytics comunicará automaticamente a atividade desses botões gerada pelos visitantes, bem como a página em que esta ocorreu. Se utilizar plug-ins AddThis ou ShareThis, estes também comunicarão automaticamente as atividades sociais no Website. Existem outros plug-ins de redes sociais que é possível adaptar facilmente para comunicação com o GA.

  • Meça e compare diferentes tipos de ações em redes sociais
  • Veja que páginas recebem ações em redes sociais e crie mais conteúdo desse tipo

Onde posso encontrá-lo?

Pode encontrar os relatórios de Partilha no separador Relatórios Padrão em Origens de Tráfego > Social > Plug-Ins.

Utilize o Stream de Atividade para descobrir a interação fora do Website

As pessoas interagem, partilham e debatem cada vez mais conteúdos em redes sociais. Mais de 80% das interações com conteúdo tem lugar em Websites que não o Website do proprietário do conteúdo. Assim, é provável que a maior parte das pessoas conheça e interaja com as publicações no seu blogue, vídeos e artigos em Websites que não o seu.

Normalmente, as pessoas visualizam o seu vídeo ou a sua publicação no blogue e partilham-no pelo interesse, pela inspiração ou pela polémica que gera. O Stream de Atividade no Google Analytics mostra os URLs que essas pessoas partilharam, como e onde o fizeram (através de “voltar a partilhar”, "publicar" ou "comentar" no Google+, por exemplo) e o que disseram.

  • Descubra onde o seu conteúdo se encontra fora do seu Website e de que modo os públicos-alvo interagem com ele
  • Saiba que conteúdo e assunto atrai os públicos-alvo fora do Website para delinear a sua estratégia de conteúdo futura
  • Determine onde os recursos são melhor empregues em termos de gestão de comunidades, de suporte ao cliente ou de marketing online

Como funciona?

O Stream de Atividade é um método baseado em URL utilizado para controlar as interações fora do seu Website, como a adição de páginas aos marcadores, os comentários e as partilhas realizados. Este método identifica o momento em que o seu conteúdo foi partilhado ou alvo de qualquer outra ação em redes sociais no âmbito das comunidades e dos Websites do nosso Centro de Dados Sociais.

Onde posso encontrá-lo?

Pode encontrar o Stream de Atividade nos Relatórios Padrão em Origens de Tráfego > Social > Origens e ao clicar no separador Stream de Atividade.