Evitar o roubo de identidade

Assim como os assaltantes e ladrões, os cibercriminosos têm muitas formas diferentes de roubar informações pessoais e dinheiro. Tal como não daria a um assaltante a chave de sua casa, certifique-se de que se protege contra fraudes e roubo de identidade online. Conheça os truques habituais que os criminosos utilizam para ajudar a proteger-se contra fraudes e roubo de identidade online. Aqui estão algumas sugestões simples.

Não responda se vir um email, mensagem instantânea ou página Web suspeita a pedir as suas informações pessoais ou financeiras

Desconfie sempre de quaisquer mensagens ou sites que pedem as suas informações pessoais ou mensagens que o(a) remetem para uma página Web desconhecida a pedir qualquer um dos seguintes detalhes:

  • Nomes de utilizador
  • Palavras-passe
  • Números da Segurança Social
  • Números de contas bancárias
  • PINs (Números de Identificação Pessoal)
  • Números completos de cartões de crédito
  • Nome de solteira da sua mãe
  • Data de nascimento

Não preencha quaisquer formulários ou ecrãs de início de sessão que poderão ser provenientes de links nessas mensagens. Se alguém suspeito lhe pedir para preencher um formulário com as suas informações pessoais, não fique tentado(a) a preenchê-lo. Mesmo que não carregue em "Enviar", ainda pode estar a enviar as suas informações a ladrões de identidade caso tenha começado a introduzir os seus dados nos formulários.

Se vir uma mensagem de alguém que conhece mas não parece ser habitual dessa pessoa, a sua conta poderá ter sido comprometida por um cibercriminoso que está a tentar obter dinheiro ou informações suas. Como tal, tenha cuidado com a forma como responde. Táticas comuns incluem pedir-lhe para enviar dinheiro urgentemente, alegando estarem presos noutro país ou dizendo que o seu telemóvel foi roubado e não podem ser contactados. A mensagem também poderá pedir-lhe que clique num link para ver uma imagem, um artigo ou um vídeo, o qual, na verdade, o(a) direciona para um site que poderá roubar as suas informações. Pense bem antes de clicar!

Nunca introduza a sua palavra-passe caso tenha chegado a um site através de um link num email ou chat em que não confia

Mesmo que ache que é um site no qual confia, como o seu banco, é melhor ir diretamente para o site utilizando um marcador ou introduzindo diretamente o seu endereço no navegador.

Não envie a sua palavra-passe por email e não a partilhe com outros

As suas palavras-passe são a chave para as suas contas e serviços online e, tal como na sua vida offline, deve ter cuidado com as pessoas a quem dá as suas chaves. Sites e serviços legítimos não irão pedir-lhe para lhes enviar por email as suas palavras-passe, logo, não responda se lhe pedirem as suas palavras-passe para sites online.

Uma vez que as suas palavras-passe são tão importantes, deve pensar cuidadosamente antes de decidir partilhá-las com outras pessoas, até mesmo amigos e familiares. Quando partilha as suas palavras-passe, há um maior risco de alguém poder utilizar indevidamente as suas contas, acedendo a informações às quais não queria que acedessem ou utilizando a conta de formas que não aprova. Por exemplo, se partilhar a sua palavra-passe do email com alguém, essa pessoa poderá ler os seus emails pessoais, tentar utilizar a sua conta de email para aceder a outros serviços online que pode utilizar, como bancos ou sites de redes sociais, ou utilizar a sua conta para se fazer passar por si. Finalmente, quando partilha a sua palavra-passe com outras pessoas, terá de confiar nelas para a manter segura; é possível que a partilhem com outros de propósito ou acidentalmente.

Preste muita atenção quando lhe pedirem para iniciar sessão online

Verifique se existem sinais acerca da sua ligação com o site.

Primeiro, olhe para a barra de endereço no seu navegador para ver se o URL parece real. Também deve verificar se o endereço Web começa por "https://", o que significa que a sua ligação ao Website está encriptada e é mais resistente a intromissões ou adulterações. Alguns navegadores também incluem um ícone de cadeado na barra de endereço ao lado de "https://" para indicar mais claramente que a sua ligação está encriptada e está ligado de forma mais segura.

Denuncie emails suspeitos e esquemas fraudulentos

A maioria dos fornecedores de email, incluindo o Gmail, permitem-lhe fazer isso. Denunciar uma mensagem suspeita no Gmail irá ajudar a impedir que esse utilizador lhe envie mais emails e ajudar a nossa equipa de abuso a acabar com ataques semelhantes.