Proteger as suas palavras-passe

As palavras-passe são a primeira linha de defesa contra cibercriminosos. É essencial escolher palavras-passe fortes que sejam diferentes para cada uma das suas contas importantes e é uma boa prática atualizar as suas palavras-passe regularmente. Siga estas sugestões para criar palavras-passe fortes e mantê-las seguras.

Utilize uma palavra-passe exclusiva para cada uma das suas contas importantes, como as contas de email e do banco online

Escolher a mesma palavra-passe para cada uma das suas contas online é como utilizar a mesma chave para fechar o seu carro, casa e escritório. Se um criminoso obtém acesso a uma, todas ficam comprometidas. Desta forma, não utilize a mesma palavra-passe para um boletim informativo online e para a sua conta bancária ou de email. Pode ser menos cómodo, mas escolher várias palavras-passe mantém-no mais seguro.

Guarde as suas palavras-passe num local secreto, de difícil visualização

Escrever as suas palavras-passe não é necessariamente uma má ideia. No entanto, se o fizer, não deixe notas com as suas palavras-passe à vista, no seu computador ou secretária.

Utilize uma palavra-passe comprida, composta por números, letras e símbolos

Quanto mais comprida for a sua palavra-passe, mais difícil será de adivinhar. Desta forma, crie uma palavra-passe comprida para ajudar a manter as suas informações seguras. Adicionar números, símbolos e letras maiúsculas e minúsculas torna mais difícil para os potenciais bisbilhoteiros ou outras pessoas adivinhar ou decifrar a sua palavra-passe. Não utilize "123456" ou "palavra-passe" e evite utilizar informações publicamente disponíveis, como o seu número de telefone, nas suas palavras-passe. Não é muito original e não é muito seguro!

Tente utilizar uma expressão que mais ninguém saiba

Por exemplo, pense numa expressão que mais ninguém saiba e relacione-a a com esse Website em particular, para ser mais fácil de memorizar. Para o seu email, pode começar com "Os meus amigos Carlos e Joana enviam-me um email engraçado por dia" e, em seguida, utilizar números e letras para a recriar. “OmACeJe1eepd” é uma palavra-passe com muitas variações. Depois, repita este processo para outros Websites.

Configure as suas opções de recuperação de palavra-passe e mantenha-as atualizadas

Se se esquecer da sua palavra-passe ou ficar sem acesso, tem de encontrar uma forma de regressar à sua conta. Muitos serviços irão enviar-lhe um email para um endereço de email de recuperação se tiver de repor a sua palavra-passe, logo, certifique-se de que o seu endereço de email de recuperação está atualizado e é uma conta à qual ainda consegue aceder.

Por vezes, também pode adicionar um número de telefone ao seu perfil do Gmail para receber um código de forma a repor a sua palavra-passe através de SMS. Ter um número de telemóvel na sua conta é uma das formas mais fáceis e fiáveis para ajudar a manter a sua conta segura.

Por exemplo, os fornecedores de serviços podem utilizar o número de telefone para desafiar aqueles que tentam forçar a entrada na sua conta e podem enviar-lhe um código de confirmação para que possa entrar na sua conta se algum dia perder o acesso. Dar um número de telefone de recuperação à Google não irá fazer com que fique inscrito em listas de marketing ou receba mais chamadas de telemarketing.

Utilizar o seu telemóvel é um método de identificação mais seguro do que recorrer ao seu endereço de email de recuperação ou uma pergunta de segurança, pois, ao contrário dos outros dois, está na posse física do seu telemóvel.

No entanto, se não puder ou não pretender adicionar um número de telefone à sua conta, muitos Websites podem pedir-lhe para escolher uma pergunta para confirmar a sua identidade caso se esqueça da sua palavra-passe. Se o serviço que está a utilizar lhe permitir criar a sua própria pergunta, tente chegar a uma pergunta que tenha uma resposta só por si conhecida e que não seja algo que publicou ou partilhou em meios sociais.

Tente encontrar uma forma de tornar a sua resposta exclusiva mas memorável. Pode fazê-lo utilizando a sugestão acima, de forma a que, mesmo que alguém adivinhe a resposta, não será possível saber como a introduzir corretamente. É muito importante que se lembre dessa resposta – caso se esqueça, pode nunca mais conseguir obter acesso à sua conta.

Ferramentas de segurança

Descubra as 5 principais funcionalidades de segurança online da Google concebidas para ajudar a manter a sua família segura online.

Contas Google

Tornar a sua Conta Google ainda mais segura

Pode adicionar uma camada de segurança adicional à sua Conta Google ativando a confirmação em dois passos. Se ativar a confirmação em dois passos, a Google enviará um código secreto para o seu telemóvel quando alguém tentar iniciar sessão na sua conta a partir de um computador desconhecido. Isto significa que, se alguém conseguir conseguir roubar ou adivinhar a sua palavra-passe, esse potencial pirata não conseguirá iniciar sessão na sua conta, porque não tem o seu telefone. Agora, já se pode proteger com uma coisa que sabe (a palavra-passe) e com outra que possui (o telefone).

Saiba mais

Para aceder às definições, clique no seu nome ou na sua imagem no canto direito e, em seguida, clique em Conta.

Na parte superior, clique em Segurança. Na caixa Palavra-passe, clique em Configuração junto a "Confirmação em dois passos".

Terá acesso a um guia passo a passo que o orientará através do processo de configuração.

Em seguida, regressará às definições da confirmação em dois passos. Reveja as suas definições e adicione números de telemóvel de cópia de segurança.

Já está! Na próxima vez que iniciar sessão, receberá um SMS com um código de confirmação.

Chrome

Navegue na Web em privado

Pode utilizar o modo de navegação anónima do navegador Google Chrome no computador, no tablet ou no telemóvel para navegar na Web em privado. No modo de navegação anónima, as páginas visitadas e os ficheiros transferidos não são gravados no histórico de navegação ou de transferências do Chrome.

Saiba mais

Clique no menu do Chrome na barra de ferramentas do navegador → Clique em Nova janela de navegação anónima.

Será aberta uma nova janela com o ícone de navegação anónima no canto. Para sair, basta fechar a janela.

Contas Google

A sua Conta Google, à sua medida

Na página de definições de conta, pode ver serviços e informações associados à sua Conta Google e alterar as suas definições de segurança e privacidade.

Saiba mais

Para aceder às definições, clique no seu nome ou na sua imagem no canto direito e, em seguida, clique em Conta.

Contas Google

Receba um alerta se o seu nome aparecer na Web

A funcionalidade Eu na Web pode ajudar a compreender e gerir o que as pessoas veem quando o pesquisam no Google. Ajuda a configurar os Alertas do Google para que possa monitorizar se aparecem informações online sobre si e sugere automaticamente alguns termos de pesquisa que poderá querer ter em atenção.

Saiba mais

Inicie sessão na sua Conta Google e navegue até à secção "Eu na Web".

Clique em Gerir os meus Alertas Web do Google e, em seguida, clique no botão vermelho para criar um alerta.

O seu nome será apresentado no campo de texto. Clique no campo de texto para ver mais sugestões de alertas.

Clique em Adicionar para adicionar um alerta. Clique no ícone de lápis para editar e no ícone do caixote do lixo para eliminar.

No menu pendente "Frequência", escolha a frequência com que pretende receber alertas.

Contas Google

Gerir os dados armazenados na Conta Google

O Painel de Controlo Google mostra-lhe o que está armazenado na sua Conta Google e fornece uma descrição geral de alguma da sua atividade de conta recente. A partir de uma localização central, pode facilmente visualizar os seus dados e a atividade e aceder às suas definições para serviços como o Blogger, o Calendário Google, o Documentos, o Google+ e muito mais.

Saiba mais

Visite Painel de Controlo para ver um resumo dos dados associados à sua Conta Google e gerir as suas definições pessoais.

Nesta página, pode ver e gerir os dados armazenados na sua Conta Google.

Ver mais ferramentas de segurança