A missão da Google é organizar a informação do mundo e torná-la universalmente acessível e útil.

Numa vida relativamente curta, a nossa empresa já realizou muitos feitos. Desde a fundação da Google em 1998, temos crescido para servir milhões de pessoas em todo o mundo.

Quando Larry e Sergey se conheceram

Os fundadores, Larry Page e Sergey Brin, conheceram-se na Universidade de Stanford, em 1995. Em meados de 1996, tinham já criado um motor de pesquisa (apelidado, inicialmente, de BackRub) que utilizava links para determinar a importância das diferentes páginas Web.

Google Inc.

Larry e Sergey deram o nome "Google" ao motor de pesquisa que criaram, um jogo com a palavra "googol", o termo matemático para o dígito 1 seguido de 100 zeros. A Google Inc. nascia em 1998, quando o cofundador da Sun, Andy Bechtolsheim, passa um cheque no valor de 100 000 dólares a esta entidade, até então inexistente.

Fora do escritório

O primeiro "doodle Google", em 1998, foi concebido com a intenção de informar os visitantes da página inicial do Google de que os assistentes da Google se encontravam offline, no Festival Burning Man, no Nevada. Temos atualmente uma equipa de "doodlers" e já publicámos mais de 1000 doodles diferentes em páginas iniciais de todo o mundo.

Anúncios Faça Você Mesmo

Em 2000, lançámos o AdWords, um programa de criação independente de campanhas publicitárias online. Hoje em dia, as nossas soluções publicitárias, implementadas há mais de dez anos, que incluem anúncios de visualização, anúncios para dispositivos móveis e anúncios de vídeo, bem como anúncios de texto simples, ajudam milhares de empresas a crescer e a ter êxito.

Gmail: não é mentira

Em 2004, no Dia das Mentiras, lançámos o Gmail. Da nossa abordagem ao email fizeram parte funcionalidades, tais como a pesquisa rápida, um enorme espaço de armazenamento e mensagens por tópicos.

Cotada em bolsa

A nossa Admissão na Bolsa com 19 605 052 ações de classe A ordinárias ocorre em Wall Street, a 18 de agosto de 2004.

Localização, localização, localização

Adquirimos a Keyhole, uma empresa de cartografia digital, em 2004 e lançámos o Google Maps e o Google Earth em 2005. Atualmente, o Google Maps também apresenta funcionalidades de tráfego em direto, direções de transportes públicos e imagens ao nível da rua. O Google Earth permite-lhe explorar os oceanos e a lua.

Broadcast yourself

Em 2006, adquirimos o YouTube, um Website de partilha de vídeos online. Hoje em dia, são carregadas para o Website 60 horas de vídeo por minuto. Vídeos de gatos, jornalismo de cidadãos, candidaturas políticas e duplos arcos-íris nunca mais foram os mesmos.

Eis que chega o pequeno robô verde

Entre rumores de um "Gphone", anunciámos o Android — uma plataforma aberta para dispositivos móveis — e a Open Handset Alliance, em 2007.

A banda desenhada nas bocas do mundo

O Google Chrome é desvendado um dia antes do previsto, quando um livro de banda desenhada que apresenta o nosso novo navegador de código aberto é lançado antes do planeado. O Chrome foi lançado oficialmente no dia 2 de setembro de 2008.

CEO e Presidente

Larry Page, o primeiro CEO da Google até 2001, assume novamente a função em abril de 2011. Eric Schmidt, o nosso atual Presidente Executivo, desempenhou a função durante 10 anos.

Google+

Em junho de 2011, lançámos o projeto Google+, com o objetivo de trazer o colorido e a riqueza da partilha da vida real para a Web e de melhorar o Google, ao incluir as pessoas e as suas relações e interesses.

A história da Google em detalhe

Factos sobre a Google

  • Fundadação
    1998
  • Fundadores
    Larry Page e Sergey Brin
  • Constituição
    4 de setembro de 1998
  • Oferta pública inicial (NASDAQ)
    19 de agosto de 2004
  • Sede
    1600 Amphitheatre Parkway
    Mountain View
    CA 94043