Fundación Todo Mejora

A Todo Mejora procura assegurar o bem-estar de jovens lésbicas, homossexuais, bissexuais e transexuais (LGBT) através de programas de prevenção do suicídio e bullying homofóbico.

Tamanho da operação

Pequeno

Setor

Serviços humanitários

Objetivos

Colabore de forma mais eficiente

Interaja com apoiantes

Produto

Google Workspace para organizações sem fins lucrativos

Google Ad Grants

Programa para organizações sem fins lucrativos do YouTube

Website

https://www.todomejora.org

Desafio

O Chile tem um dos mais altos níveis de suicídio na adolescência e violência escolar da América Latina. Também possui a segunda maior taxa de aumento de suicídios de todos os países da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económicos (OCDE)1. Os dados nacionais revelam que, se nada for feito, dentro de quatro anos, um adolescente irá pôr fim à sua vida quase todos os dias2. Estudos da UNICEF, Ministérios do Desenvolvimento Social e Educação e Todo Mejora indicam consistentemente que a violência baseada na orientação sexual e identidade e expressão de género é generalizada durante a adolescência em casa, na escola e na sociedade3. Em muitos casos, os funcionários das escolas ouvem comentários anti-LGBT e, mesmo quando os pais são notificados, raramente são tomadas medidas, quer pelos pais, quer pelos administradores4. A Todo Mejora esforça-se por criar um espaço onde as crianças e os adolescentes se sintam incondicionalmente valorizados e apoiados face à discriminação, rejeição familiar e bullying homofóbico.

A Todo Mejora recorreu à tecnologia para revolucionar os seus processos e criar este espaço seguro. A equipa estava consciente da necessidade de criação de um núcleo central de informações para criar a memória institucional e preservar a sua história (documentos, fotos, vídeos, contactos, etc.). Isto exigiu mais do que um simples arquivo: a Todo Mejora procurou aumentar a colaboração, contribuindo assim para uma maior eficiência e produtividade.

À semelhança de muitas organizações sem fins lucrativos, a Todo Mejora também queria concentrar-se em novas formas de alcançar o seu público-alvo: crianças e adolescentes LGBT em busca de informações e ajuda. Ao fazê-lo, esperava também aumentar a notoriedade da marca entre a população chilena. Alcançar um público-alvo mais vasto era especialmente crucial para atrair mais doadores e voluntários, especialmente através dos meios digitais.

História

Para aumentar as hipóteses de alcançar o público-alvo jovem LGBT, a Todo Mejora decidiu utilizar o Google Ad Grants. Esperava que o anúncio oferecesse uma mensagem de esperança e apoio, bem como uma porta de acesso a recursos adicionais. Por exemplo, se um utilizador perturbado pesquisasse no Google "pensamentos suicidas", veria um anúncio da Todo Mejora que transmitia uma mensagem calma e uma alternativa ao suicídio. A organização também analisou termos de pesquisa como "Quero cometer suicídio", "A quem devo ligar se me quiser matar?", "Para onde tenho de levar a minha filha que tentou cometer suicídio?" ou "Ajudem-me, quero morrer". Embora este tenha sido um processo emocional, a equipa aprendeu como era importante ligar os utilizadores que pudessem estar à procura de apoio durante um período difícil.

A Todo Mejora também recorreu ao Google Workspace para executar as suas operações, utilizando os 30 GB de capacidade de armazenamento por utilizador e contas de utilizadores ilimitadas para reunir a sua equipa. Agora, a equipa realiza todo o trabalho diário no Gmail, Google Drive e Calendário Google.

Reconhecendo a importância de uma mensagem visual para a população jovem, a Todo Mejora também recorreu ao YouTube para partilhar testemunhos pessoais que inspirassem a comunidade jovem LGBT no Chile. A equipa utiliza sobreposições de apelos à ação nos vídeos para ajudar a promover a sua missão e alcançar os principais objetivos, tais como a receção de donativos.

"O que mais nos surpreendeu foi o facto de ter funcionado. Foi interessante ver o que as pessoas estavam a pesquisar no Google.com, como "Quero cometer suicídio", "A quem devo ligar se me quiser matar?", "Para onde tenho de levar a minha filha que tentou cometer suicídio" ou "Ajudem-me, quero morrer". Isto foi muito revelador e doloroso, mas levou-nos a reforçar o nosso trabalho e criar anúncios com o Google Ad Grants para dar apoio a quem precisa."

Julio C. Dantas, fundador da Todo Mejora

Impacto

Um dia, uma jovem de 19 anos contactou a Todo Mejora através dos canais de apoio e disse: "No meio da minha depressão, pesquisei no Google como cometer suicídio. A vossa fundação, a "Todo Mejora", (que significa "Tudo Melhora") apareceu nos meus resultados da pesquisa. Fez-me sorrir e lembrou-me da razão para continuar". Numa simples pesquisa no Google, a jovem poderia ter escolhido outra opção. Em vez disso, encontrou ajuda ao falar com os nossos especialistas através de um canal de apoio. Nesse dia, salvámos uma vida com a ajuda do Google Ad Grants.

Estas mensagens de esperança ajudam os jovens LGBT a ultrapassar situações difíceis e ter esperança no futuro. Desde o início da sua parceria com o Google para organizações sem fins lucrativos, a Todo Mejora também tem visto claramente o impacto nos respetivos números. A equipa observou um aumento de 20% no tráfego através da Pesquisa Google entre 2015 e 2016. Em 2015, 55% do tráfego do Website chegou através das redes sociais, contra 28,6% da Pesquisa Google. Em 2016, trocaram de lugar e as redes sociais conduziram 33,12% dos visitantes, ao passo que as visitas impulsionadas pela Pesquisa representaram 49,59%.

Este aumento do tráfego através do Ad Grants fez com que a Todo Mejora expandisse os seus canais de apoio. Este ano, a organização sem fins lucrativos aumentou a sua linha telefónica de apoio ao suicídio de 2 para 7 horas semanais e está a trabalhar no sentido de a aumentar para 30 horas semanais no próximo ano.

Atualmente, a Todo Mejora realiza 100% do seu trabalho diário através do Google Workspace para organizações sem fins lucrativos. Todo o trabalho é armazenado no Google Drive e a equipa descobriu que não precisa de depender de outros serviços ou produtos para o armazenamento. Desta forma, a Todo Mejora pode manter todos os documentos entre a equipa e garantir um acesso fácil aos mesmos. No seu conjunto, isto tem sido crucial para ajudar a equipa a expandir a profundidade e a amplitude do seu trabalho.

A Todo Mejora utiliza as ferramentas do Google para organizações sem fins lucrativos para fazer crescer e fortalecer a sua organização, de modo a poder concentrar-se em salvar a vida dos jovens LGBT em toda a América Latina.

1OCDE (2016). Low Performing Students: Why They Fall Behind and How To Help Them Succeed [Estudantes de baixo rendimento: por que motivo ficam para trás e como os ajudar a ter êxito]. PISA. Publicação da OCDE. Paris
2 Ministerio de Salud de Chile (2013). Situación Actual del Suicidio Adolescente en Chile, con perspectiva de Género [Situação atual do suicídio na adolescência no Chile, com uma perspetiva de género]. Programa Nacional de Salud Integral de Adolescentes y Jóvenes. Chile.
3 Fundación Todo Mejora (2016). Encuesta Nacional de Clima Escolar. Experiencias de Violencia e inseguridad Escolar de Estudiantes Lesbianas, Gays, Bisexuales y Trans [Inquérito nacional ao ambiente escolar. Experiências de violência e insegurança escolar de estudantes lésbicas, homossexuais, bissexuais e transexuais]. Fundación Todo Mejora. Chile.
4Berger, Christian (2015). Bullying homofóbico en Chile: Investigación y Acción [O bullying homofóbico no Chile: investigação e ação]. Fundación Todo Mejora. Chile.

Descubra como outras entidades utilizam o Google para organizações sem fins lucrativos para causar impacto.