WITNESS

Desde 1992, a WITNESS tem vindo a permitir que qualquer pessoa, em qualquer lugar, utilize o poder dos vídeos e tecnologia para lutar pelos direitos humanos. Ao proporcionar formação, apoio e ferramentas a milhões de pessoas, está a alimentar uma nova geração de ativistas do século XXI capazes de mudar o mundo. Juntamente com a sua vasta rede de parceiros internacionais, a WITNESS ajuda as vítimas a pronunciarem-se contra o poder e fazerem frente à injustiça.

Tamanho da operação

Pequeno

Setor

Benefícios sociais e públicos

Objetivos

Aumente a produtividade e simplifique as operações

Aumente a sensibilização

Comunique e colabore de forma eficaz

Interaja com o público de acordo com os seus objetivos

Meça a eficácia dos seus Websites

Produto

Google Workspace para organizações sem fins lucrativos

Programa para organizações sem fins lucrativos do YouTube

Créditos da foto

WITNESS

Website

https://witness.org/

Desafio

A WITNESS opera com base nos direitos humanos e tecnologia ao ajudar milhões de cidadãos comuns de todo o mundo a dizerem a verdade a quem está no poder através de conteúdo de vídeo online. A nível interno, a WITNESS também depende da tecnologia "para aumentar a visibilidade e o impacto global das campanhas e operar de forma mais eficiente para maximizar o impacto e o valor de cada donativo", afirma Marianna Moneymaker, assistente social online e de produção da WITNESS.

Desde que foi fundada há 20 anos, a WITNESS estabeleceu parcerias com mais de 300 grupos de direitos humanos em mais de 80 países, formou mais de 3000 defensores dos direitos humanos, desenvolveu ferramentas e materiais de formação amplamente utilizados para a criação de vídeos e a segurança, criou a primeira plataforma online dedicada aos meios de comunicação dos direitos humanos (HUB) e incluiu vídeos em mais de 100 campanhas. Todas estas tarefas apresentaram os seus próprios desafios únicos, desde a coordenação das comunicações internacionais até à criação do local mais adequado para alojar o HUB.

História

Na WITNESS, as ferramentas disponibilizadas gratuitamente pelo Google para organizações sem fins lucrativos estão a capacitar uma pequena, mas ainda assim avassaladora, equipa de 30 pessoas. Durante anos, a WITNESS utilizou o Google Workspace para manter um nível excecional de produtividade. Alguns membros da equipa passam mais tempo em viagem do que no escritório e dependem do Gmail e Calendário Google para se manterem atualizados e coordenados. O Google Docs permite uma colaboração em tudo como, por exemplo, publicações em blogues e listas de meios de comunicação. Por seu lado, os formulários do Google Forms ajudam a reunir conteúdos para projetos futuros ou avaliar as reações dos apoiantes.

Entre outras iniciativas de sensibilização, a WITNESS criou um canal do YouTube com a sua marca, que atraiu milhões de visualizações e milhares de subscritores. Além disso, criou um novo canal abrangente do YouTube dedicado aos direitos humanos com o parceiro Storyful.

De igual modo, chamou a atenção para campanhas através do marketing do motor de pesquisa com o Ad Grants. Recolheu informações acerca dos doadores e monitorizou a eficácia do Website através do Google Analytics. As pessoas podem localizar visualmente os esforços, como a justiça para os idosos em www.elderjustice.org, através do Google Maps. O Google+ e o Hangouts ajudam a envolver o público com tópicos específicos. Está planeada uma série de Hangouts para comemorar o 20.º aniversário da organização.

"O Google para organizações sem fins lucrativos ajudou-nos a distribuir conteúdos apelativos e otimizar as nossas operações comerciais quotidianas gratuitamente."

Matisse Bustos Hawkes, Associate Director de Comunicações e Interação

Impacto

Para a WITNESS, as vantagens do Google para organizações sem fins lucrativos foram ampliadas pela sua capacidade de construir relações com outras entidades da Alphabet. Matisse Bustos Hawkes, Associate Director de Comunicações e Interação da WITNESS, salienta: "As nossas conversas com o YouTube levaram à criação da ferramenta de efeito esbatido personalizado na plataforma. Os ativistas podem utilizá-la para esbater elementos num vídeo, incluindo a identidade de uma pessoa, e, ao mesmo tempo, continuar a partilhar histórias importantes de violações dos direitos humanos".

A WITNESS apela ativamente a outras empresas tecnológicas para que sigam o exemplo do YouTube, pois este tipo de funcionalidade poderia ajudar a proteger as vidas de indivíduos corajosos que se oferecem para testemunhar.

Descubra como outras entidades utilizam o Google para organizações sem fins lucrativos para causar impacto.