De um hobby ao palco mundial: como o mapeamento da beleza da Polinésia Francesa trouxe imensas vantagens para os habitantes locais.

As praias de areia branca, os trilhos de caminhada ondulados e os locais Património Mundial da UNESCO fazem da Polinésia Francesa um destino popular de visita indispensável. Enquanto muitos se limitam a sonhar com este destino, Christophe Courcaud viu uma oportunidade única de usar o Street View para aproximar este paraíso das pessoas e ajudar o turismo do Taiti a prosperar.

1800 km

fotografados

1 200 000

imagens

através de

8K

de resolução dos vídeos

Mais de 8

ilhas

18

hotéis publicados

Mais de 450

fichas de empresas
criadas

Misturar negócios com prazer

Incentivado pelo seu amor pelo Street View e pelas deslumbrantes ilhas da Polinésia Francesa, Christophe criou a Tahiti 360 em 2019. A empresa especializa-se em fotografar e carregar imagens de 360° para o Street View de grandes espaços exteriores na Polinésia Francesa, incluindo trilhos de caminhada e praias. Embora o foco principal seja capturar e exibir a beleza da vida na ilha, Christophe também ajuda as empresas locais a ganharem mais visibilidade com Visitas virtuais interiores envolventes criadas com o Street View.

Mapear a Polinésia Francesa

Numa altura em que quase tudo está digitalizado, é difícil de acreditar que, antes de Christophe e a Tahiti 360 terem chegado à ilha, apenas existiam vistas de satélite da Polinésia Francesa. Para complicar ainda mais as coisas, as ruas em ilhas como Bora Bora e Taiti não tinham nome, pelo que percorrê-las era um desafio tanto para os habitantes locais como para os turistas. Acima de tudo, dificultava desnecessariamente o trabalho dos serviços de emergência, como bombeiros, socorristas e agentes de segurança.

 

Desde sempre que acredito que o Street View é extremamente vantajoso para as comunidades locais. A possibilidade de nos projetarmos para uma zona específica e de nos familiarizarmos com a área envolvente antes de sairmos de casa sempre me fascinou. Isto parecia especialmente útil na Polinésia Francesa, uma vez que circular facilmente pela ilha era quase impossível.

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Christophe Courcaud, fundador da Tahiti 360

 

Mapeamento de Bora Bora no Google Street View

Por reconhecerem as vantagens que o Street View podia oferecer à vida na ilha, as autoridades locais estabeleceram uma parceria com a Tahiti 360 para mapear e referenciar todas as estradas no Taiti, Moorea, Bora Bora, Raiatea, Maupiti, Huahine, Fakarava e Rangiroa. Christophe usou veículos todo o terreno, carrinhos de golfe, bicicletas elétricas, jet skis e até cavalos para cobrir 1800 km da Polinésia Francesa. Graças em parte à cobertura de Christophe e aos dados geográficos locais partilhados pelas autoridades, já é possível obter atualizações de trânsito em tempo real, sugestões de trajetos mais rápidos e direções para empresas locais no Taiti através do Google Maps. Isto é especialmente útil para os serviços de emergência que, deste modo, podem trabalhar de forma mais eficiente na ilha. Por último, o acesso às imagens da Tahiti 360 no Street View também simplificou o planeamento urbano, a manutenção dos edifícios e as condições das estradas.

Acesso ao local Património Mundial da UNESCO

A visita guiada mais envolvente da Tahiti 360 é a do marae Taputapuatea na ilha de Raiatea. Este local Património Mundial da UNESCO é um dos principais atrativos para as mais de 300 000 pessoas que visitam a Polinésia Francesa todos os anos. Ao capturar a sua beleza em 360°, Christophe tornou possível a milhões de pessoas desfrutarem do local virtualmente. O trabalho de Christophe publicado no Street View trouxe uma maravilha do mundo para os nossos ecrãs, permitindo-nos a todos explorá-la.

Cobrir uma ilha inteira não é tarefa fácil, mas Christophe esteve à altura do desafio. Para se certificar de que capturava tudo o que Bora Bora tinha para oferecer em 360°, Christophe percorreu a ilha de carro, de barco e a pé. Christophe precisou apenas de sete dias para mapear toda a ilha e disponibilizar o resultado ao público através do Street View.

Além de Bora Bora, Christophe também fotografou todas as ruas de Papeete, a capital do Taiti, bem como a cidade de Pirae. A visibilidade deu frutos quando as imagens de ambas as cidades surgiram no Street View.

As empresas locais também tiveram a sua oportunidade de brilhar no Street View. Grandes grupos hoteleiros como Intercontinental, Manava e Hilton, bem como negócios de B&B de menor dimensão, ficaram entusiasmados com a oportunidade de exibir as respetivas instalações num palco global.

Adicionar mais locais de visita indispensável

A Tahiti 360 espera cobrir todas as ilhas da Polinésia Francesa até ao final do ano, incluindo Maupiti, Tahaa, as Ilhas Marquesas, as Ilhas Gambier e as Ilhas Austrais. Embora ainda exista muito para percorrer na Polinésia Francesa, Christophe já está a pensar na próxima aventura. Já aceitou colaborar com as autoridades locais francesas na sua cidade natal para cobrir 400 km de ciclovias, os jardins flutuantes Hortillonnages de Amiens e um comboio turístico para a Somme Tourisme. Christophe também vai cobrir Teahupoo, a cidade que vai acolher os eventos de surf dos Jogos Olímpicos de 2024. Entretanto, Christophe espera adicionar as ilhas Nova Caledónia e Wallis e Futuna ao Street View para ajudar a melhorar a vida diária dos habitantes locais e ajudar mais pessoas a explorarem o paraíso.

O Street View é uma plataforma colaborativa onde os colaboradores podem ajudar as comunidades a prosperarem e as empresas a crescerem, bem como aproximar as pessoas das maravilhas do mundo ao publicar imagens envolventes no Google Maps. O melhor de tudo é que qualquer pessoa pode criar um negócio de mapeamento de sucesso com o Street View. Basta dar o primeiro passo para começar a contribuir.

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